Torta

Começar, é uma das dificuldades naturais, de fazer as coisas certas, do jeito certo, na alimentação.

As informações ainda estão desorganizadas no cérebro, as dúvidas são muitas e as certezas quase nenhumas, há inúmeras teorias conflitantes, sempre aparece alguém com uma proposta que alguém conhecido pratica, tudo parece confuso, começar a fazer o que é certo é mesmo difícil, sendo essenciais apoio e suporte científico e honesto neste momento crítico.

Sugerimos o tema tortas e assados nesta aula, porque a partir do momento em que decide trocar os hábitos alimentares, começa uma luta que você precisa ter armas e meios adequados para vence-la.

Na despensa e na geladeira ainda se encontram todos os produtos que aprecia e está acostumado a consumir por décadas desde os primeiros anos, o cérebro se lembra e quer repetir os mesmos alimentos de todo dia, todos na família esperam as mesmas coisas gostosas de sempre, mas você decidiu cuidar melhor da sua saúde e do bem estar das pessoas que você ama.

Como você percebe, falar, decidir, prometer, é uma coisa, e fazer mesmo, agir, do jeito certo, sem arrependimentos posteriores, é outra coisa muito diferente, a qual só começa bem, se dispuser das informações certas no formato de receitas nas quais todos os fatores científicos de uma nutrição saudável estejam presentes: Combinação dos ingredientes, balanceamento dos seus grupos, teor adequado de fibras, carboidratos simples e complexos, proteínas e gorduras, ausência de lactose, colesterol, temperos industrializados.

Daí, vem a necessidade de comprar tudo que é novo pra você, onde encontrar, quais serão os seus custos, em quais embalagens são oferecidos, como estocá-los, qual a sua durabilidade, e na receita a clareza também é fundamental para que dúvidas sejam respondidas rapidamente.

Além de saber o que e como fazer para as primeiras refeições desta nova fase que precisa ser até mais prazerosa do que a outra, depende de dispor de alternativas, que, primeiro, sejam fáceis e simples de elaborar, e em segundo lugar, que seus custos sejam possíveis manter.

Porque continuar a prática das decisões corretas, é outra dificuldade nossa.

A razão disto, é que temos necessidades biológicas absolutas, que por isso precisam ser satisfeitas todos os dias, ou seja, repetitivamente.

Mas o ambiente no qual vivemos é totalmente relativo e instável, a natureza humana também possui exatamente estas características, e há tantas coisas sobre as quais não temos qualquer controle que influenciam nossas decisões e realizações, então, continuar a fazer as coisas sempre certas é um dos nossos maiores desafios até que de modo semelhante aos caminhos formados numa grama pela qual todos começaram a passar, nossos sentidos, estímulos nervosos e reflexos se tornem condicionados e habituados pela repetição do que faz bem, e as sensações prazerosas e de bem estar estejam  marcadas profundamente em nossas sinapses cerebrais.

Após uma semana, se neste período errar e recair bem pouco, ou melhor, nada, asseguro que tudo já estará bem mais fácil, e entusiasmante.

É neste contexto que sugerimos o tema tortas e assados, como alternativas de misturas com cereais integrais como o arroz que todo brasileiro está acostumado a consumir, ou então, mesmo sozinhos, porque contém todos os nutrientes necessários, ingeridos após as frutas no café da manhã no caso das tortas doces, ou no almoço depois da salada, no caso da torta salgada, ou assado salgado.

Outra situação em que as tortas e os assados podem ser muito saborosos e nutritivos, são as viagens de automóvel, nas quais o planejamento e a disponibilidade do que faz bem, evitará os custos elevados e a má qualidade nutricional das refeições de restaurantes de estrada.

Ainda outra sugestão de ingestão das tortas e dos assados salgados e doces, são os piqueniques e as reuniões sociais de junta panelas, ocasiões que pode aproveitar para oferecer e ensinar o que faz bem.

Nossa experiência, é de que a beleza da receita, sua imponência visual, aroma intenso e contraste agudo de cores, fazem as pessoas pelo menos desejarem provar.

Daí, no primeiro comentário de que está uma delícia, gostoso, saboroso, rapidamente aparecem outros interessados, e loguinho, loguinho, acaba.

O momento seguinte nessa situação que já vivi inúmeras vezes, será o fornecimento das receitas por e-mail, ou por telefone devidamente anotado, ou ainda, a sugestão para alguém mais interessado no assunto, do livro onde há mais alternativas desse gênero inteligente de alimentação.

Já aconteceu muitas vezes, dos alimentos saudáveis que levei acabarem completamente, enquanto os nocivos sobraram, sem que este fato passasse despercebido pelas pessoas mais observadoras, com o comentário de que nunca viu nada daquelas coisas sobrarem, em lugar algum.

Por que sobraram pudim de leite condensado, refrigerantes, torta de frango, feijoada, batatas fritas, coxinhas, carnes em geral?

Porque bem e mal se excluem, assim como a luz elimina as trevas.

Onde o bem for exaltado, dignificado, valorizado, o mal jamais prevalecerá.

Você consegue imaginar o alcance benéfico deste conceito, se o praticar em todas as áreas da tua vida?