Sucos, Saladas, Caldos e Sopas

Quando o assunto é nutrição saudável, sucos, saladas, caldos e sopas, não somente saborosos, mas também variados, com ingredientes combinados, grupos balanceados e bem apresentados, podem fazer milagres na criação de hábitos alimentares sadios.

Sucos combinando frutas ácidas com ácidas e doce com doces, saladas com temperos caseiros que estimulam o consumo destes alimentos poucos apreciados, caldos e sopas que prolongam reuniões de familiares e amigos em função da originalidade e da criatividade, são alimentos que o custo pode ser muito baixo e a nutrição muito satisfatória se os critérios preservadores dos nutrientes forem praticados.

Frequentemente há falta da observação dos fatores que atraem e favorecem a percepção mais sensível, porque são mantidas a rapidez no preparo e a superficialidade na apresentação dos alimentos.

É o máximo, quando por exemplo, um comensal degusta o alimento com expressões de felicidade tentando, advinhar os ingredientes.

Muito dificilmente, esta pessoa não se interessará em consumir outras opções igualmente saborosas e saudáveis, se esta possibilidade lhe for oferecida.

Adaptar a oferta do alimento à ocasião, à temperatura, ao horário, também são cuidados que ajudam na formação de hábitos sadios.

Porque nada substitui uma boa digestão produtora de energia, bem estar, e mais disposição.

Todo ser humano dispõe de dons artísticos para a culinária, dependendo apenas de desperta-los e utiliza-los de modo inteligente para si e os outros que podem ser beneficiados quando abandona a mesmice.